O QUE É?
Uma introdução inovadora e dinâmica a um conjunto de concepções, métodos e técnicas de trabalho social e educativo dirigido a adolescentes nos mais diversos âmbitos: aplicação das medidas de proteção e sócio-educativas previstas no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), escola formal, programas comunitários e outros.
A QUEM SE DESTINA
Ao pessoal dirigente, técnico e auxiliar que, no seu dia-a-dia, atua junto a adolescentes, buscando seu pleno desenvolvimento como pessoas e como cidadãos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Sem uma presença significativa em sua vida, nenhum adolescente é capaz de sentir-se compreendido e aceito. A presença existe quando a relação educador-educando tem como base a abertura, a reciprocidade e o respeito mútuo. A capacidade de fazer-se presente na vida do educando não é uma característica rara e intransferível de uma categoria especial de pessoas. Trata-se de algo que pode ser ensinado e aprendido. Esta convicção levou o professor Antonio Carlos Gomes da Costa a estruturar a sua PEDAGOGIA DA PRESENÇA, como um ferramental teórico-prático acessível, abrangente e prático, visando dotar os educadores, que atuam nesta área, de um guia seguro para ação.
- Como fazer do adolescente, de modo efetivo, uma fonte de iniciativa, liberdade e compromisso? Através de uma abordagem, ao mesmo tempo, conceitual e pragmática, o professor Antonio Carlos Gomes da Costa indica os caminhos capazes de levar os adolescentes a se envolverem no enfrentamento de dificuldades reais, atuando como parte da solução e , não, como parte do problema, na vida pessoal, escolar e comunitária.
- Resiliência é a capacidade de não se deixar destruir e, até mesmo, de crescer na adversidade, superando percalços e dificuldades de todo tipo. Todos temos em nós sementes de resiliência, que podem estar mais ou menos desenvolvidas. Em seu trabalho PEDAGOGIA E RESILIÊNCIA, o professor Antonio Carlos reflete acerca da resiliência e sobre como trabalhar seu desenvolvimento nas pessoas, através do processo educativo.
- O modelo de RELAÇÃO DE AJUDA desenvolvido por Robert Karkuf é uma poderosa ferramenta de melhoria da qualidade da relação educador-educando. A partir dessa constatação, baseado em textos do próprio Karkuf, da professora Laís Esteves Lofredi e, principalmente, nos trabalhos de Clara Feldman de Miranda e Márcio Lúcio de Miranda, o professor Antonio Carlos propõe a adoção desse modelo como um dos eixos operacionais da sua Pedagogia da Presença.
- Um dos maiores desafios do trabalho social e educativo dirigido a adolescentes, nesta reta final do século e do milênio, é o da inserção dos jovens num mundo do trabalho cada vez mais reduzido, exigente e competitivo, um quadro inteiramente transformado pelas novas tecnologias e pelas novas formas de organização da atividade humana na empresa.
- Como desenvolver nas novas gerações as habilidades básicas, específicas e de gestão para enfrentar essa realidade? Sabemos que esse desafio se agiganta, quando temos diante de nós jovens em desvantagem pessoal e social. É sobre essas e outras questões, que este módulo reflete e aponta caminhos a serem trilhados, sempre no marco da nova política de Educação Profissional, que, nos últimos anos vem se delineando no Brasil.
- Propostos por Bernardo Toro, os Códigos da Modernidade constituem uma verdadeira ponte entre o trabalho social e educativo desenvolvido junto aos adolescentes e os grandes dinamismos econômicos, sociais, políticos e culturais desta reta final de século e de milênio. Através da sua compreensão, os educadores podem estruturar as oportunidades educativas, de modo a fazer face às exigências dos novos tempos.