O QUE É?
Trata-se de uma atividade formativa desenvolvida na mesma linha do curso “Adolescência, Educação e Trabalho no Limiar do Século XXI”. A ênfase desta vez recairá na organização das atividades práticas: PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL com base nos novos paradigmas de compreensão e ação nesse campo.
A QUEM SE DESTINA
O curso destina-se a pessoal dirigente e técnico, que atua em organizações governamentais e não-governamentais responsáveis pelo planejamento e implementação de programas e ações voltadas para a qualificação de adolescentes para o trabalho, assim como para decisores públicos com responsabilidade nessa área: secretários municipais, dirigentes de departamentos e fundações e conselheiros municipais e tutelares dos direitos da criança e do adolescente.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- A Evolução Histórica da Educação Profissional.
- Novos Rumos da Educação Profissional.
- A Formação Permanente na Organização de Aprendizagem.
- O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
- Conceituação.
- Elementos Essenciais do Processo.
- Etapas do Processo:
- Organização do Ambiente.
- Elaboração do Plano de Formação.
- Desenvolvimento das Atividades de Aprendizagem.
- Avaliação do Processo.
- ALGUNS MÉTODOS E TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
- Ensino Individualizado.
- Ensino Socializado.
- Ensino à Distância.
- A Empresa Pedagógica.
- A Empresa Comercial de Capacitação.
- Métodos Interativos com Base no Computador.
- Demonstração Didática.
- Estudo Dirigido.
- Formulação de Perguntas.
- Observação.
-
- Exposição.
- Dramatização.
- Comunicação Escrita e Audiovisual.
- Visitas Técnicas.
-
- Técnicas Grupais.
PROTAGONISMO JUVENIL – A Formação do Jovem Autônomo, Solidário e Competente
O QUE É?
Uma introdução teórico-prática segura e abrangente ao Protagonismo Juvenil, como forma inovadora de desenvolvimento pessoal e social do adolescente.
A QUEM SE DESTINA
Aos educadores familiares, escolares e comunitários dispostos a preparar o adolescente para a vida afetiva, o trabalho e a cidadania, através de práticas e vivências, que o levem a atuar como fonte de iniciativa, compromisso e liberdade na relação consigo mesmo e com os outros.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- JUVENTUDE, UMA BREVE APROXIMAÇÃO CONCEITUAL DO TEMA
- A Diversidade de Enfoques; O Adolescente Global; A Outra Adolescência.
- PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO
- Pós-Modernidade; O Desafio de Educar; Significado e Sentido.
- PROTAGONISMO JUVENIL, UM CONCEITO EM CONSTRUÇÃO
- As Origens do Termo; As Diversas Formas de Participação; Caminhos e Descaminhos da Participação Adolescente.
- O ADOLESCENTE COMO ATOR PROTAGÔNICO
- Planejando e Atuando com os Jovens; A Irradiação do Protagonismo.
- PAINEL: VIVENDO O PROTAGONISMO
- Apresentação de Diversos Depoimentos de Educadores e Educadores Envolvidos em Ações de Protagonismo Juvenil.