MÉTODOS E TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
- Da Teoria à Prática -

O QUE É?

Trata-se de uma atividade formativa desenvolvida na mesma linha do curso “Adolescência, Educação e Trabalho no Limiar do Século XXI”. A ênfase desta vez recairá na organização das atividades práticas: PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL com base nos novos paradigmas de compreensão e ação nesse campo.

A QUEM SE DESTINA

O curso destina-se a pessoal dirigente e técnico, que atua em organizações governamentais e não-governamentais responsáveis pelo planejamento e implementação de programas e ações voltadas para a qualificação de adolescentes para o trabalho, assim como para decisores públicos com responsabilidade nessa área: secretários municipais, dirigentes de departamentos e fundações e conselheiros municipais e tutelares dos direitos da criança e do adolescente.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • MARCO CONCEITUAL
  • A Evolução Histórica da Educação Profissional.
  • Novos Rumos da Educação Profissional.
  • A Formação Permanente na Organização de Aprendizagem.

  • O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
  • Conceituação.
  • Elementos Essenciais do Processo.
  • Etapas do Processo:
  • Organização do Ambiente.
  • Elaboração do Plano de Formação.
  • Desenvolvimento das Atividades de Aprendizagem.
  • Avaliação do Processo.
  • ALGUNS MÉTODOS E TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
  • Ensino Individualizado.
  • Ensino Socializado.
  • Ensino à Distância.
  • A Empresa Pedagógica.
  • A Empresa Comercial de Capacitação.
  • Métodos Interativos com Base no Computador.
  • TÉCNICAS DE ENSINO
  • Demonstração Didática.
  • Estudo Dirigido.
  • Formulação de Perguntas.
  • Observação.
  •  
  • Exposição.
  • Dramatização.
  • Comunicação Escrita e Audiovisual.
  • Visitas Técnicas.
  •  
  • Técnicas Grupais.

PROTAGONISMO JUVENIL – A Formação do Jovem Autônomo, Solidário e Competente

O QUE É?

Uma introdução teórico-prática segura e abrangente ao Protagonismo Juvenil, como forma inovadora de desenvolvimento pessoal e social do adolescente.

 A QUEM SE DESTINA

Aos educadores familiares, escolares e comunitários dispostos a preparar o adolescente para a vida afetiva, o trabalho e a cidadania, através de práticas e vivências, que o levem a atuar como fonte de iniciativa, compromisso e liberdade na relação consigo mesmo e com os outros.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • JUVENTUDE, UMA BREVE APROXIMAÇÃO CONCEITUAL DO TEMA
  • A Diversidade de Enfoques; O Adolescente Global; A Outra Adolescência.

  • PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO
  • Pós-Modernidade; O Desafio de Educar; Significado e Sentido.
  • PROTAGONISMO JUVENIL, UM CONCEITO EM CONSTRUÇÃO
  • As Origens do Termo; As Diversas Formas de Participação; Caminhos e Descaminhos da Participação Adolescente.
  • O ADOLESCENTE COMO ATOR PROTAGÔNICO
  • Planejando e Atuando com os Jovens; A Irradiação do Protagonismo.
  • PAINEL: VIVENDO O PROTAGONISMO
  • Apresentação de Diversos Depoimentos de Educadores e Educadores Envolvidos em Ações de Protagonismo Juvenil.