NOVOS PARADIGMAS EM AVALIAÇÃO – Tendências e Perspectivas

O QUE É?
Trata-se de um curso de introdução aos conceitos, práticas, valores e posturas, que estão revolucionando a avaliação nesta reta final de século e de milênio.

A QUEM SE DESTINA

Destina-se a pessoal dirigente e técnico, cuja atividade envolva a avaliação de processos, resultados e impasses de ações desenvolvidas na escola, na empresa e na comunidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • MARCO CONCEITUAL
  • A Evolução do Conceito de Avaliação.
  • As Diferentes Abordagens Teórico-Metodológicas.
  • AVALIAÇÃO CRIATIVA
  • Avanços na Teoria e na Prática.
  • Procedimentos Técnicos Coerentes.
  • A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO NOS SEUS VÁRIOS FOCOS DE ATENÇÃO
  •  
  •  
  •  
  •  
  • Políticas.
  • O AVALIADOR
  • Formação Técnica.
  • Atuação Ético-Profissional.
  • DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA
  • A Formulação de Questões Avaliativas.
  • A Construção de Indicadores.
  • Procedimentos de Coleta e Sistematização de Dados e Informações.
  • Elaboração de Critérios de Análise.
  • Exercícios Práticos de Construção Sistemáticas de Avaliação.