PEDAGOGIA DA PRESENÇA
- Da Solidão ao Encontro -

  • O QUE É?

    Trata-se de um ferramental teórico-prático acessível e abrangente, onde a presença significativa do educador na vida do educando baseia-se na abertura, na reciprocidade e no respeito mútuo. Os educadores são, na verdade, dotados de um guia seguro para ação, aprendendo a fazer-se presente na vida da criança e do adolescente, com base na sua compreensão e aceitação incondicional.   

    A QUEM SE DESTINA

    Aos educadores familiares, escolares e comunitários que, no seu dia-a-dia, atuam com crianças e/ou adolescentes, visando seu integral desenvolvimento pessoal e social.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

    • PEDAGOGIA
    •  Conceito.
    •  Finalidades.
    • Ferramentas de Trabalho.
    • Ação Educativa.
    • PRESENÇA: UMA NECESSIDADE BÁSICA
    •  Conceito.
    • Aprender a fazer-se presente.
    • Identidade: Um Encontro Consigo Mesmo.
    • O PROCESSO EDUCATIVO
    • A Contradição entre a Missão e Meios.
    • Dimensões Essenciais da Presença: Abertura, Reciprocidade e Compromisso.
    • A Relação Educador-Educando: Alguns Obstáculos de Base.
    • A Autoridade na Pedagogia da Presença.
    • Liberdade e Educação.
    • A Serviço do Desenvolvimento Pessoal e Social.