O QUE É?
Trata-se de um ferramental teórico-prático acessível e abrangente, onde a presença significativa do educador na vida do educando baseia-se na abertura, na reciprocidade e no respeito mútuo. Os educadores são, na verdade, dotados de um guia seguro para ação, aprendendo a fazer-se presente na vida da criança e do adolescente, com base na sua compreensão e aceitação incondicional.
A QUEM SE DESTINA
Aos educadores familiares, escolares e comunitários que, no seu dia-a-dia, atuam com crianças e/ou adolescentes, visando seu integral desenvolvimento pessoal e social.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Conceito.
- Finalidades.
- Ferramentas de Trabalho.
- Ação Educativa.
- PRESENÇA: UMA NECESSIDADE BÁSICA
- Conceito.
- Aprender a fazer-se presente.
- Identidade: Um Encontro Consigo Mesmo.
- A Contradição entre a Missão e Meios.
- Dimensões Essenciais da Presença: Abertura, Reciprocidade e Compromisso.
- A Relação Educador-Educando: Alguns Obstáculos de Base.
- A Autoridade na Pedagogia da Presença.
- Liberdade e Educação.
- A Serviço do Desenvolvimento Pessoal e Social.