RELAÇÃO DE AJUDA
- Exercendo uma Influência Construtiva sobre o Outro -

  • O QUE É?

    Trata-se de uma efetiva ferramenta de melhoria da qualidade da relação estabelecida entre educadores (familiares, escolares e comunitários) e educandos, em particular, e dos relacionamentos sociais, de um modo geral, baseada no modelo de relação de ajuda desenvolvido por Robert Karkuf. O professor Antonio Carlos propõe a adoções desse modelo como um dos eixos operacionais da sua Pedagogia da Presença.

    A QUEM SE DESTINA

    Aos educadores familiares, escolares e comunitários que lidam, na sua cotidianeidade, com crianças e/ou adolescentes, preocupados com seu pleno desenvolvimento pessoa e social ou, ainda, àqueles que desejam aperfeiçoar a qualidade do seu relacionamento com os outros.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

    • PRESENÇA E SIGNIFICAÇÃO NA RELAÇÃO DE AJUDA
    • CARACTERIZANDO A RELAÇÃO DE AJUDA
    • O AMBIENTE FÍSICO E MATERIAL: UM EDUCADOR OBJETIVO
    • CUIDADOS NO ACOLHIMENTO
    • ATENDER COM O CORPO
    • OBSERVAÇÃO
    • A HABILIDADE DE ESCUTAR
    • RESPONDER AO CONTEÚDO
    • RESPONDER AO SENTIMENTO
    • RESPONDER AO SENTIMENTO E AO CONTEÚDO
    • RESPONDER COM IMAGENS
    • RESPONDER AO COMPORTAMENTO
    • RESPONDER ÀS PERGUNTAS
    • RESPONDER COM OS PRÓPRIOS SENTIMENTOS
    • RUMO À FASE INICIATIVA DA RELAÇÃO DE AJUDA
    • PERSONALIZAR
    • ORIENTAR
    • CRESCER SEMPRE