O QUE É?
Trata-se de uma efetiva ferramenta de melhoria da qualidade da relação estabelecida entre educadores (familiares, escolares e comunitários) e educandos, em particular, e dos relacionamentos sociais, de um modo geral, baseada no modelo de relação de ajuda desenvolvido por Robert Karkuf. O professor Antonio Carlos propõe a adoções desse modelo como um dos eixos operacionais da sua Pedagogia da Presença.
A QUEM SE DESTINA
Aos educadores familiares, escolares e comunitários que lidam, na sua cotidianeidade, com crianças e/ou adolescentes, preocupados com seu pleno desenvolvimento pessoa e social ou, ainda, àqueles que desejam aperfeiçoar a qualidade do seu relacionamento com os outros.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- PRESENÇA E SIGNIFICAÇÃO NA RELAÇÃO DE AJUDA
- CARACTERIZANDO A RELAÇÃO DE AJUDA
- O AMBIENTE FÍSICO E MATERIAL: UM EDUCADOR OBJETIVO
- RESPONDER AO SENTIMENTO E AO CONTEÚDO
- RESPONDER AO COMPORTAMENTO
- RESPONDER COM OS PRÓPRIOS SENTIMENTOS
- RUMO À FASE INICIATIVA DA RELAÇÃO DE AJUDA