EDUCAÇÃO PARA VALORES

  • O QUE É?

    Trata-se de um esforço para a superação da visão dos valores na educação escolar e social transmitidos como conhecimentos, informações ou doutrinas em favor de uma perspectiva, que valorize uma cosmovisão capaz de integrar o cognitivo e o afetivo traduzidos em práticas e vivências estruturantes.

    A QUEM SE DESTINA

    A educadores escolares, organizacionais e sociais comprometidos com a formação de pessoas dispostas a comprometer-se, em termos individuais e sociais, com valores (crenças prescritivas ou princípios normativos da conduta humana) capazes de contribuir efetiva e solidariamente com o processo de construção de uma vida digna para todos.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

    • A PEDAGOGIA DOS VALORES
    • Conceituando Valor.
    • Atitude, Valor e Norma.
    • Conflitos de Valores.
    • A Educação para Valores.
    • A Ética como Conteúdo Transversal no Curriculum.
    • A TRAJETÓRIA, SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVA
    • A Ética na Antigüidade Clássica.
    • A Perspectiva Judaico-Cristã.
    • Ética e Vida Social.
    • Ética e Pós-Modernidade.
    • CONSCIÊNCIA E LIBERDADE
    • O Que é Consciência.
    • O Que é Liberdade.
    • A Autodeterminação.
    • Ética e Religião.
      • VIVENCIANDO OS VALORES NA EDUCAÇÃO
      • Auto-Estima.
      • Amizade.
      • Confiança.
      • Responsabilidade.
      • Respeito.
      • Sinceridade.
      • Justiça.
      • Paz.
      • Criatividade.
      • Cooperação.
      • Partilha.