APRENDENDO A PENSAR ESTRATEGICAMENTE AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

  • O QUE É?

    Trata-se de uma introdução ao pensamento estratégico no campo das organizações sociais. Um dos pilares mais importantes deste curso são as CINCO PERGUNTAS de Peter Drucker sobre as Organizações sem fins lucrativos. Ele, porém, não se resume a isso. Podemos dizer que, além desse importante conteúdo, a proposta se apoia em dois outros pilares: (i) os novos paradigmas em termos de relação Estado-Setor Privado e Organizações Não-Governamentais no campo da viabilização dos Direitos Sociais e (ii) a experiência de trabalho do professor Antonio Carlos Gomes da Costa em duas décadas e meia de atuação nessa área, no Brasil e nos países-irmãos da América Latina.

    A QUEM SE DESTINA

    Aos dirigentes e técnicos de ONG’s, Fundações, Institutos, áreas sociais de empresas e outros líderes de organizações sociais dispostos a repensar, desde um ponto de vista estratégico a sua organização. A sobrevivência, o crescimento e a perpetuação das organizações sociais – estamos convictos – dependerá  cada vez mais da sua capacidade de responder criativa e propositivamente aos desafios que a história, a cada momento, lhes coloca. Quando uma organização começa a pensar estrategicamente, ela já começou a mudar. Aprender a pensar estrategicamente. Este é o objetivo desse curso. Todos que se dispuserem a fazê-lo são, por definição, os destinatários dessa capacitação.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

    • A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS SOCIAIS NO BRASIL E NO MUNDO
    • Trajetória.
    • Situação Atual.
    •  
    • A RELAÇÃO ESTADO-SOCIEDADE FRENTE AOS DIREITOS E NECESSIDADES SOCIAIS NO BRASIL
    • A Evolução Histórica.
    • Os Impasses e Dificuldades.
    • Os Dirigentes e Desafios.
    • Sinais de Mudança.
    • MISSÃO, A RAZÃO DE SER DE UMA ORGANIZAÇÃO
    • Que mudanças queremos realizar?
    • Que resultados Específicos Queremos Alcançar?
    • Nossos Desafios.
    • Nossas Forças.
    • É Necessário Revisar Nossa Missão?
    • NOSSOS CLIENTES E NOSSOS DESTINATÁRIOS
    • Quem São Nossos Clientes?
    • Quem São Nosso Destinatários?
    • Como nos Conduzir Diante de Cada Um?
    • ATENDENDO AS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DE NOSSOS DESTINATÁRIOS E CLIENTES
    • O Que Nossos Destinatários Mais Valorizam?
    • O Que  Nossos Clientes Mais Valorizam?
    • Em que Medida Atendemos às suas Reais Necessidades e Expectativas?
    • Como Podemos Aproveitar o Que Aprendemos para Sermos Mais Eficientes e Eficazes, ou seja, Mais Efetivos em Nossa Ação?
    • De que Informação Adicional Necessitamos para Fazer Isso?
    • A ORGANIZAÇÃO E SEUS RESULTADOS
    • Como Definirmos Nossos Resultados?
    • Em que Medida eles Foram Alcançados?
    • Os Resultados Expressam um Bom Uso dos Recursos Investidos na Ação?
    • PLANEJANDO A MUDANÇA
    • O Que Devemos Fazer Com o Que Aprendemos?
    • Onde Devemos Concentrar Nossos Esforços?
    • O Que Deveríamos Fazer de Modo Diferente?