EDUCAÇÃO PARA DIREITOS HUMANOS

  • O QUE É?

    Uma abordagem inovadora dos Direitos Humanos, vendo-os mais do que como conquistas positivadas nas normas internacionais e nas leis, como uma cosmovisão, ou seja, como uma maneira de ver o homem e o mundo.

    A QUEM SE DESTINA

    Aos educadores escolares, organizacionais e sociais, que pretendem, não apenas informar os seus educandos acerca dos Direitos Humanos, mas formá-los numa nova maneira de ver, sentir e agir frente às questões do dia-a-dia, que envolvem essa dimensão suprema do convívio social.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

    • A LONGA CAMINHADA DOS DIREITOS
    • Os Antecedentes Históricos.
    • O Surgimento e a Evolução dos Direitos Humanos.
    • Situação Atual e Perspectivas.
    • OS DIREITOS HUMANOS COMO COSMOVISÃO
    • A Ética dos Direitos Humanos.
    • A Cultura dos Direitos Humanos.
    • A Política dos Direitos Humanos.

    • A EDUCAÇÃO PARA OS DIRETOS HUMANOS
    • O Papel da Escola na Construção dos Direitos Humanos.
    • Os Conteúdos da Escola na Construção dos Direitos Humanos.
    • Os Direitos Humanos na Vida das Organizações.
    • Os Direitos Humanos no Contexto Social mais Amplo.
    • OS DIREITOS HUMANOS NA ORDEM INTERNACIONAL
    • A Normativa Internacional.
    • O Sistema das Nações Unidas (ONU).
    • O Sistema Interamericano (OEA).
    • OS DIREITOS HUMANOS NA CONSTITUIÇÃO E NAS LEIS BRASILEIRAS
    • Os Direitos Humanos na Ordem Constitucional.
    • Os Direitos Humanos na Legislação Ordinária.
    • A PROMOÇÃO E DEFESA PELOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL HOJE
    • Nas Políticas Públicas.
    • Na Sociedade Civil Organizada.
    • Os Direitos Humanos na Sociedade Particular.