O QUE É?
Trata-se de um esforço para a superação da visão dos valores na educação escolar e social transmitidos como conhecimentos, informações ou doutrinas em favor de uma perspectiva, que valorize uma cosmovisão capaz de integrar o cognitivo e o afetivo traduzidos em práticas e vivências estruturantes.
A QUEM SE DESTINA
A educadores escolares, organizacionais e sociais comprometidos com a formação de pessoas dispostas a comprometer-se, em termos individuais e sociais, com valores (crenças prescritivas ou princípios normativos da conduta humana) capazes de contribuir efetiva e solidariamente com o processo de construção de uma vida digna para todos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Conceituando Valor.
- Atitude, Valor e Norma.
- Conflitos de Valores.
- A Educação para Valores.
- A Ética como Conteúdo Transversal no Curriculum.
- A TRAJETÓRIA, SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVA
- A Ética na Antigüidade Clássica.
- A Perspectiva Judaico-Cristã.
- Ética e Vida Social.
- Ética e Pós-Modernidade.
- O Que é Consciência.
- O Que é Liberdade.
- A Autodeterminação.
- Ética e Religião.
- VIVENCIANDO OS VALORES NA EDUCAÇÃO
- Auto-Estima.
- Amizade.
- Confiança.
- Responsabilidade.
- Respeito.
- Sinceridade.
- Justiça.
- Paz.
- Criatividade.
- Cooperação.
- Partilha.