O QUE É?
É o resultado de mais de duas décadas de experiência no trabalho junto a adolescentes e educadores e no estudo sistemático do desenvolvimento pessoal e social do adolescente. É uma abordagem segura, inovadora e abrangente dos desafios da adolescência neste limiar do século XXI.
A QUEM SE DESTINA
Aos educadores familiares, escolares e comunitários dispostos a trabalhar junto com os adolescentes, preparando-os para a vida afetiva, o trabalho e a cidadania, com vistas a uma atuação social como fonte de iniciativa, compromisso e liberdade na relação consigo mesmo e com os outros.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- As Tarefas da Adolescência.
- Família, Escola e Trabalho.
- ADOLESCER NO LIMIAR DO SÉCULO XXI:
- Tendências e Desafios.
- Pós-Modernidade e Educação.
- A FORÇA TRANSFORMADORA DA PRESENÇA:
- O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL DO ADOLESCENTE:
- Identidade – Auto-estima – Autoconceito – Autoconfiança – Visão Destemida do Futuro – Querer-Ser – Projeto de Vida – Sentido da Vida – Autodeterminação – Resiliência – Auto-realização – Plenitude Humana.
- JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E VIDA:
- NOVOS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO:
- Os Pilares da Educação (Jacques Delors).
- Os Códigos da Modernidade (Bernardo Toro).
- As Mega-Habilidades (CLIE).
- Bases da Convivência Social (Bernardo Toro).
- De Iniciativa (Ação);
- De Liberdade (Opção);
- De Compromisso (Responsabilidade).