SER E CONVIVER – O Desenvolvimento Pessoal e Social do Adolescente

O QUE É?

É o resultado de mais de duas décadas de experiência no trabalho junto a adolescentes e educadores e no estudo sistemático do desenvolvimento pessoal e social do adolescente. É uma  abordagem segura, inovadora e abrangente dos desafios da adolescência neste limiar do século XXI.  

A QUEM SE DESTINA

Aos educadores familiares, escolares e comunitários dispostos a trabalhar junto com os adolescentes, preparando-os para a vida afetiva, o trabalho e a cidadania, com vistas a uma atuação social como fonte de iniciativa, compromisso e liberdade na relação consigo mesmo e com os outros.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • IDENTIDADE E PROJETO:
  • As Tarefas da Adolescência.
  • Família, Escola e Trabalho.
  • ADOLESCER NO LIMIAR DO SÉCULO XXI:
  • Tendências e Desafios.
  • Pós-Modernidade e Educação.
  • A FORÇA TRANSFORMADORA DA PRESENÇA:
  •  
  •  
  •  

  • O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL DO ADOLESCENTE:
  • Identidade – Auto-estima – Autoconceito – Autoconfiança – Visão Destemida do Futuro – Querer-Ser – Projeto de Vida – Sentido da Vida – Autodeterminação – Resiliência – Auto-realização – Plenitude Humana.
  • JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E VIDA:
  •  
  • Ética.
  •  
  • NOVOS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO:
  • Os Pilares da Educação (Jacques Delors).
  • Os Códigos da Modernidade (Bernardo Toro).
  • As Mega-Habilidades (CLIE).
  • Bases da Convivência Social (Bernardo Toro).
  • PROTAGONISMO JUVENIL.
  • O JOVEM COMO  FONTE:
  • De Iniciativa (Ação);
  • De Liberdade (Opção);
  • De Compromisso (Responsabilidade).