TEMPO DE CRESCER
- Adolescência, Cidadania e Participação –

  • O QUE É?

    Uma mudança de paradigma quanto a participação do adolescente no processo sócio-educativo, onde ele é visto não como problema e, sim, como solução. Trata-se da abordagem de três dimensões básicas do seu desenvolvimento – a pessoa, o trabalhador e o cidadão. A ênfase, entretanto, vai recair sobre a cidadania, facilitando ao adolescente, junto com seus educadores e colegas, descobrir uma coisa muito especial – a alegria de servir à coletividade, de trabalhar e lutar pelo bem-comum.

    A QUEM SE DESTINA

    A todos adolescentes e jovens necessitados e/ou interessados em investir no próprio desenvolvimento pessoal e social e, além disso, dispostos a mudar, para melhor, a realidade da escola, da sua comunidade e da sociedade mais ampla, atuando como fonte de iniciativa, compromisso e liberdade na relação consigo mesmo e com os outros.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

    • BUSCAR A FELICIDADE
    • Auto-realização.
    • Afetividade – Produtividade – Cidadania .
    • Princípios e Ideais.
    • Oportunidades e Escolhas.
    • Felicidade e Responsabilidade.
    • CRESCER COMO PESSOA
    • Identidade – Auto-Estima – Autoconceito – Autoconfiança – Visão Destemida do Futuro – Querer-Ser – Projeto de Vida – Sentido da Vida – Autodeterminação – Resiliência – Auto-realização – Plenitude Humana.
    • CRESCER COMO TRABALHADOR
    • As Três Ondas: Agricultura – Indústria – Pós-Industrial (Onda do Conhecimento).
    • Globalização.
    • O Novo Mundo do Trabalho.
    • Habilidades Básicas, Específicas e de Gestão.
    •  
    • Códigos da Modernidade.
    • Os Quatro Pilares da Educação.
    • CRESCER COMO CIDADÃO
    • Um Projeto de Humanidade.
    • A Distância entre a Lei e a Realidade.
    • Desafios do Brasil no Limiar do Século XXI.
    • O Adolescente Fazendo Parte da Solução.
    • VIVER A CIDADANIA
    • Direitos e Deveres.
    • A Longa Caminhada dos Direitos.
    • Bem-Comum e Co-Responsabilidade.
    • VIVER A DEMOCRACIA
    • Uma Construção sempre Inacabada.
    • Democracia e Participação.
    • A Gestão Democrática da Escola.
    • VIVER A PARTICIPAÇÃO
    • As Formas de Não-Participação.
    • Participação Autêntica.
    • PROTAGONISMO JUVENIL – O JOVEM COMO FONTE:
    • De Iniciativa.
    • De Liberdade.
    • De compromisso.
    • QUESTÕES DE NATUREZA ÉTICA
    • QUESTÕES DE NATUREZA POLÍTICA