O QUE É?
Uma mudança de paradigma quanto a participação do adolescente no processo sócio-educativo, onde ele é visto não como problema e, sim, como solução. Trata-se da abordagem de três dimensões básicas do seu desenvolvimento – a pessoa, o trabalhador e o cidadão. A ênfase, entretanto, vai recair sobre a cidadania, facilitando ao adolescente, junto com seus educadores e colegas, descobrir uma coisa muito especial – a alegria de servir à coletividade, de trabalhar e lutar pelo bem-comum.
A QUEM SE DESTINA
A todos adolescentes e jovens necessitados e/ou interessados em investir no próprio desenvolvimento pessoal e social e, além disso, dispostos a mudar, para melhor, a realidade da escola, da sua comunidade e da sociedade mais ampla, atuando como fonte de iniciativa, compromisso e liberdade na relação consigo mesmo e com os outros.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Auto-realização.
- Afetividade – Produtividade – Cidadania .
- Princípios e Ideais.
- Oportunidades e Escolhas.
- Felicidade e Responsabilidade.
- Identidade – Auto-Estima – Autoconceito – Autoconfiança – Visão Destemida do Futuro – Querer-Ser – Projeto de Vida – Sentido da Vida – Autodeterminação – Resiliência – Auto-realização – Plenitude Humana.
- As Três Ondas: Agricultura – Indústria – Pós-Industrial (Onda do Conhecimento).
- Globalização.
- O Novo Mundo do Trabalho.
- Habilidades Básicas, Específicas e de Gestão.
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- Códigos da Modernidade.
- Os Quatro Pilares da Educação.
- Um Projeto de Humanidade.
- A Distância entre a Lei e a Realidade.
- Desafios do Brasil no Limiar do Século XXI.
- O Adolescente Fazendo Parte da Solução.
- Direitos e Deveres.
- A Longa Caminhada dos Direitos.
- Bem-Comum e Co-Responsabilidade.
- Uma Construção sempre Inacabada.
- Democracia e Participação.
- A Gestão Democrática da Escola.
- As Formas de Não-Participação.
- Participação Autêntica.
- PROTAGONISMO JUVENIL – O JOVEM COMO FONTE:
- De Iniciativa.
- De Liberdade.
- De compromisso.
- QUESTÕES DE NATUREZA ÉTICA
- QUESTÕES DE NATUREZA POLÍTICA